12 de ago de 2010

Seus Cabelos Mais Bonitos

A pedidos,  vou postar sobre cabelos, lembrando que não sou especialista, mas adquiri conhecimento sobre o assunto, principalmente por interesse próprio.

Primeiramente devemos lembrar que cada cabelo possui um tipo de textura, cor, sensibilidade, reagindo assim diferentemente a tipos de produtos.

Você precisa conhecer bem seu cabelo para aprender a lidar com ele de forma tranquila e prazerosa. Talvez ele não seja tudo aquilo que você gostaria ou sonha, mas fazer o que, é seu é o que você tem, então lhe resta cuidar da melhor forma possível.

Os tratamentos são muitos, de preços variados, mas existe pra todo tipo de bolso, não se preocupe, muitas vezes você pode dispensar o salão e fazer seu tratamento em casa, isso requer um tempinho a mais e paciência. Mas compensa...

Os cabelos lisos geralmente são mais disciplinados, a razão é que pelo fio ser liso, a oleosidade vai da raiz as pontas sem problema, já os fios enrolados fazem curvas, o que dificulta a oleosidade do início ao fim.

Pelo menos quinzenalmente você deve usar um xampu antiresíduo para eliminar cremes que estão acumulados nos fios, isso faz com que o cabelo volte a ter balanço e brilho.
Os lisos geralmente são mais oleosos, então nunca passe creme na raiz, comece um dedo a baixo, use xampu próprio para esse tipo de cabelo e passe creme de silicone nas pontas ao invés de óleo de silicone. Não lave em água quente, prefira de morna para fria para não causar a caspa.

Os enrolados e crespos requerem mais cuidados, a água quente irá ressecá-los, a fria aumenta o brilho e melhora a textura, troque o condicionador por máscara capilar, que hidrata bem mais. No banho primeiro lave o cabelo, passe uma porção de máscara, não passe muito próximo a raiz, massageie mecha por mecha, e deixe agir pelo menos por 5min, de duas a três vezes por semana, enquanto você toma banho, o creme age. Enxágue bem sem deixar creme, pois esse tipo de produto não é próprio para processo sem enxágue.

Tire o excesso de água com a toalha sem esfregar para não quebrar os fios e passe um living, que é o produto mais apropriado para definir cachos e reduzir volume.

Agora se você vai optar por secar com o uso do secador, deve passar com o cabelo molhado um creme com ativador térmico para fazer escova, não encoste o secador nos fios e use a temperatura média para não danificar o cabelo. Ao terminar, coloque na temperatura fria use as pontas dos dedos para tirar o friz . Não faça a escova a saia imediatamente de casa, espere que seu cabelo esfrie para evitar que fique arrepiado. Esse arrepiado pode ser solucionado com pomada para cabelo em pequena quantidade nas pontas dos dedos, passe nos arrepiados e nas pontas use um bom reparador de pontas, há um da Avon muito bom, que disciplina e dá brilho.

Existe um processo antigo, mas muito eficaz, que é fazer toca no cabelo, mantém mais liso, disciplinado e menos volumoso, faça a noite para dormir e vire o grampo para não marcar o cabelo. Se quiser definir os cachos sem usar o baby lis, use um objeto de silicone, que se prende ao cabelo, não marca e deixam os cachos bonitos, você encontra em casa de cosmético, coloque-os com o cabelo seco, para que dure mais pode passar um fixador de cachos ou spray antes em cada mexa.

Em um outro post ensinarei a fazer máscaras de hidratação e tratamento.
 
Fonte da Imagem: Mulher Sexo Frágil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito" Pitágoras

Related Posts with Thumbnails