17 de ago. de 2010

Cuidados com a esponja da cozinha


A cozinha apesar de ser um ambiente onde se faz comidas e refeições, é propício à proliferação de microrganismos. Alguns utensílios como a geladeira, a esponja de pia, o pano de pia e de prato possuem um infinito número de bactérias e fungos. Observamos colônias de fungos em muitos alimentos que já estão em processo de decomposição. Aparecem em forma de manchas acinzentadas ou brancas em frutos alimentos derivados do leite, alimentos já prontos e outros.

Muitas pessoas têm o costume de tirar a parte que está com a colônia aparente e comer aquele alimento, não se deve fazer isso, pois mesmo que não esteja aparente todo aquele alimento já está comprometido e pode causar alergias, problemas gástricos e infecções intestinais de simples a grave.


Existem processos paleativos para esse tipo de problema com os micróbios, aqui vão algumas dicas:

  • Troque seu pano de prato todos os dias, há estudos que comprovam que no pano de prato existem mais bactérias do que no vaso sanitário. 
  • Separe o pano de enxugar a mão do que será usado para a louça, não enxugue por dentro dos copos, mantenha os copos virados de boca para baixo para secar. Não passe o pano de prato na boca e nem a toalha de mesa, para isso existe o guardanapo de papel ou de pano.
  • Quanto a toalha de mesa não use de plástico, se for usar... use de pano e lave com frequência, é muito mais higiênico e bonito usar o jogo americano de um material lavável. Quando você for lavar, após o uso, não passe o pano de pia no jogo, irá contaminá-lo.  
  • Use para enxugar a pia e limpar o fogão panos descartáveis, são baratos e práticos, troque uma vez por semana pelo menos.  
  • A esponja de pia deve ser separada da que será usada para limpar fogão, armários e bancadas.  
  • A esponja da cozinha deve ser esterilizada todos os dias e trocada uma vez por semana, se for usada com pouca frequência, quinzenalmente. Evite usar esponjas metálicas, pois acumulam sujeira e restos de alimentos.  
  • A esponja de aço deve ser usada e descartada após o uso.   
Para esterilizar a esponja, vamos por partes:

1. Pingue uma gota de detergente na água quente.

2. Vá apertando a esponja várias vezes dentro da água.

3. Enxágue bem em água corrente.

4. Se você não tem microondas, mergulhe por 20 minutos a esponja em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água

5. No microondas, coloque a esponja molhada ou dentro de um prato com água e ligue por 2 minutos, deixe um tempo lá dentro até que esfrie, ou retire com uma pinça ou luva.
Mantenha sua cozinha protegida contra inimigos invisíveis... Esses são os piores, os que não vemos.
Fonte da Imagem: As coisas de Família

2 comentários:

  1. Gostei da dica e do seu blog, virei fã, hehehe, bjus
    http://esmalteseponto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha so!!! Eu sempre fiz isto e o povo me chama de neurotica vou imprimir esta pagina para mostrar kkkkk obrigada por apoiar a minha causa kkkk
    Beijo
    Marcia

    ResponderExcluir

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito" Pitágoras

Related Posts with Thumbnails