13 de ago. de 2010

Dicas da Semana #10 - Geladeira e Freezer

via Simplesmente Organizar

Cuidados com a geladeira

Acho que é bem coerente escrever sobre a limpeza e cuidados com a geladeira, pois os alimentos ficam armazenados ali e se não for de maneira correta estragam rapidamente.

Freezer:

 
  • Ao guardar o alimento para ser congelado, você terá um prazo de três meses para consumi-lo desde que seja guardado de forma adequada. As carnes devem ser acopladas em sacos próprios para congelamento, vedadas e com etiqueta denominando o alimento e a data de congelamento. Ao congelar carnes tenha o cuidado de não deixar escorrer o líquido, isso deixará a geladeira com odor e ao descongelar a água sairá com mau cheiro. Há um acessório geralmente de cor vermelha que indica o momento de descongelamento, não deixe passar, acarreta danos à geladeira.

Geladeira:
 
  • Quanto ao interior da porta, não deixe líquidos, sólidos e ovos abertos na porta, ao abrir os microrganismos entram e contaminam rapidamente esses alimentos expostos.
  • Procure deixar os ovos sempre protegidos do ambiente, fechados no interior da geladeira, é dito que o Brasil é um dos únicos países que vende ovo fora da refrigeração, isso é muito perigoso, pois no ovo se instala uma bactéria nociva denominada salmonela que causa infecções intestinais graves. 
  • Os frutos, hortaliças, raízes, caules e sementes (conhecidas como legumes e verduras), devem ser lavados e esterilizados (como descrito na postagem: Brincando de Casinha - alimentos), antes de serem guardados separadamente. Se você não lavar estará contaminando a geladeira, pois esses alimentos estarão sujos. 
  • Procure não guardar panelas na geladeira, coloque o que sobrou em vasilhas de plástico ou vidro, principalmente se for esquentar no microondas, prefira recipientes de vidro para esquentar os alimentas, pois ao esquentar não modifica sua composição ao contrário do plástico que pode ao ser aquecido. Escolha aqueles que são próprios para microondas, eles não eliminarão resíduos prejudiciais à saúde, fique atento quanto a isso. 
  • Tudo que for para a geladeira deve ser tampado, até mesmo jarras de água, para que os cheiros dos alimentos não se misturem e deixem gosto na água, use jarra de vidro, mantém a água mais gelada e não cria limo, não encarde e não pega cheiro, e claro, é mais bonito. 
  • Evite manter carnes temperadas por muito tempo na geladeira, o cheiro se prolifera e deixa um odor desagradável, vede bem o recipiente para guardar. 
  • Não use panos, plástico em cima das grades, isso dificulta a passagem do ar frio e faz com que se gaste mais energia. 
  • Para manter a geladeira sem cheiro você pode usar um potinho com bicarbonato de sódio ou um pedaço de carvão envolto em uma gaze, até mesmo um eliminador de odor de geladeira que você encontra no supermercado, custa barato e funciona muito bem. 
  • Limpe a geladeira com sabão neutro, esponja e pano descartável novo, evite esponjas de aço para não riscar e deixar resíduos. 
  • Guarde os frios nas gavetas próximos ao congelador, dentro de recipientes fechados e separados um dos outros. 
  • Procure organizar as prateleiras por tipos de alimentos, por exemplo, na primeira parte coloque as jarras, leite, suco. Na segunda, doces, bolo, manteiga, requeijão, geléia e coisas do gênero. Na terceira os frutos.E na última recipientes com comida, carne e outros. Na porta garrafas, latas, molhos e similares.

Nada melhor que abrir sua geladeira e estar tudo ali organizado e a mostra.
 
O Planeta Sustentável fez um infográfico chamado Geladeira Organizada, não deixe de ver! Outro exemplo de organização de geladeira aliada à sofisticação você encontra no Quero Mais Verde!

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Uma das coisas que mais me dá agonia de ver é uma geladeira toda bagunçada ou suja ou até mesmo fedorenta...Tem geladeiras que já vi de tudo, mas o que eu mais acho nojento mesmo é colocar pão no freezer pra congelar e depois de dias esquentar o bendito pão pra comer...Eca!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! E nao sabia que tinha que tampar a agua tambem. Bom melhor eu voltar a trabalhar kkkk to passando a manha no seu blog kkkk e tenho a impressao que nao sou paga para isto kkkkkk
    Beijo
    Marcia

    ResponderExcluir

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito" Pitágoras

Related Posts with Thumbnails