16 de jun. de 2010

Transformando o Ambiente de Trabalho

Um ambiente agradável, tranquilo, harmonioso, organizado faz toda diferença em um local de trabalho, influencia na produtividade, no humor, nas relações sociais. Com um bom local o funcionário se sente mais valorizado e respeitado pelo empregador.


Existe os 5's da organização, já conhece? Essas atitudes podem ajudar a transformar seu local de trabalho.
  

São elas: Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu e Shitsuke.


O que cada um diz...
Seiri - senso de utilização: verifica o que é realmente necessário no ambiente de trabalho (materiais, papéis, etc). O que não está sendo usado é guardado ou descartado.



Seiton - senso de ordenação: necessidade de um espaço organizado (arquivo de documentos). Dispomos os materiais que precisamos no nosso serviço de maneira a melhorar o fluxo de nosso trabalho.


Seisõ - senso de limpeza: a limpeza é uma necessidade diária de qualquer ambiente. Geralmente, em escritórios existe uma equipe que faz esta tarefa. Mesmo assim, podemos ajudar. No final do expediente podem-se tomar alguns minutos para executar esta organização.


Seiketsu - senso de saúde: ele padroniza as práticas do trabalho, como manter os materiais juntos, canetas com canetas, livros com livros e assim por diante. Favorece a saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke - senso de autodisciplina: quando implantamos os últimos 4S considerados, aplicamos este quinto para fazer a manutenção, garantindo assim a ordm em nosso ambiente de trabalho. É um tanto difícil, pois é necessário fazer com que os funcionários mantenham a ordem no local de trabalho. Devem seguir regras como: sujou? Limpe; usou? Guarde.


É o conjunto de atitudes que gera o bom resultado, e para isso é preciso trabalho no coletivo e respeito por parte de todos.


Fonte da Imagem: Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito" Pitágoras

Related Posts with Thumbnails