4 de jul de 2010

Trabalho sim, mas em casa

O Blog Marketing Profissional publicou algumas informações úteis para quem quer ser produtivo trabalhando em casa. Após a leitura pensei o quanto útil elas podem ser, mas também resolvi tecer alguns comentários sobre as dicas. Espero que gostem e sintam-se livres para palpitar também hehehe


1 – Família, família, negócios à parte
Quem opta pelo home office tem de conscientizar a família de que não está disponível durante o expediente. No início, Carlos, da Genzyme, fez questão de que até a esposa usasse o telefone para falar com ele. A estratégia de Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do Black- Berry, para educar os dois filhos foi usar um boné da empresa para indicar que estava trabalhando. “Quando eu tirava o boné eles pulavam em mim.”
Realmente, deve ser pré-estabelecido os acordos, e como tal, devem ser seguidos por todos da casa. Principalmente mães que trabalham em casa e querem fazer tudo ao mesmo tempo. Isso faz com que a pessoa perca o foco e acabe por prejudicar a produtividade e qualidade do trabalho.

2 – Delimite seu espaço de trabalho
“Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar e avise à família que aquele é seu canto de trabalho”, diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu, com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa. “Se for necessário dividir o espaço, estipule horários e evite que o escritório esteja próximo a distrações como home theater”, diz Eliana Tameirão, diretora de relações corporativas da Genzyme, que trabalha em home offi ce há dois anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
É fundamental que se tenha um local próprio para o trabalho, reestruturado para aquele fim, mesmo que seja feito junto a outro ambiente, mas é preciso procurar arrumar o escritório em locais de pouco acesso e tranquilo.

3 – Organize seus e-mails
“Quem trabalha com tecnologia pode receber até 1 000 e-mails por dia. O que eu faço é marcar as mensagens com cores diferentes (particulares, colegas, diretorias nacional e internacional).
Assim fica fácil de selecionar e priorizar a leitura”, diz Fabio Filho, que afirma ser necessário ter um “espírito empreendedor” para conseguir trabalhar remotamente.
O mais apropriado é que se tenha um email de trabalho, pois facilita e evita transtornos e incômodos, como receber aqueles famosos 'power points musicais'. Se você trabalha sozinho é viável 2 contas, uma de trabalho e outra pessoal.

4 – Use a tecnologia a seu favor
O essencial para quem trabalha em casa é dispor de serviço de internet de banda larga e de uma rede de telefonia eficiente. Ambos os serviços, internet e e-mail, mantêm em sintonia uma equipe que não divide o mesmo espaço. Impressora, scanner, celular, smartphone e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva para usar durante o período de trabalho ajudam a separar a vida pessoal da profissional.
Você está usando sua casa apenas como apêndice, separar telefone e internet é a forma mais apropriada de se evitar problemas, e até mesmo controlar as finanças.

5 – Não leve o estresse do trabalho para casa
Já que você não terá de se deslocar até o escritório, aproveite as horas a mais dormindo ou acordando mais cedo para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família. “O profissional pode, às vezes, ‘mover’ seu escritório para o restaurante de um shopping, para arejar a cabeça ou dar umas ‘férias’ para as pessoas da casa”, diz Moacyr, gerente da ResearchIn Motion.
Use as horas a seu favor, otimize seu tempo, você terá mais qualidade de vida, isso refletirá positivamente na sua família, no trabalho e em você. Racionalize seu dia-a-dia, mantenha uma constante nos horários, como seria se houvesse o deslocamento.

6 – Crie uma rotina diária
A flexibilidade de horário é uma faca de dois gumes, diz Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry: “A vantagem é que você pode conciliar sua atividade profissional com a vida pessoal. A desvantagem é o profissional começar a trabalhar às 7h e ir até as 22h, sem fazer pausas”. A solução é estipular uma rotina diária, com horário para começar e encerrar o expediente. Moacyr aconselha ainda que o profissional vista algo confortável, porém “não vinculado ao descanso”. Ou seja, nada de pijama.
 Levante... Tome um bom banho para despertar, alimente-se, arrume-se e inicie o trabalho. Para que as coisas não saiam do controle e você se veja de pijama e ainda sem escovar os dentes, mas já na frente do computador: cronograme seu tempo, tenha horários e os cumpra. Quem sabe até uma carga horária semanal!? 
Fonte da Imagem: MontBlue 

Um comentário:

  1. Alessandra, fiquei muito feliz com a descoberta do seu blog. A sua objetividade facilita a leitura nesse mundo de informação. Parabéns! Bento Peixoto - site Marketing Profissional - Vila Velha/ES.

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"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito" Pitágoras

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